quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O nordestino migra menos e melhora de vida. Bye-bye Serra 2010 | Conversa Afiada

Publicado em 18/08/2010

Na foto, o que o Serra pensa que o nordestino é (*)

O Conversa Afiada reproduz press-release divulgado pelo IPEA:
Muda o perfil do migrante no Brasil
Comunicado do Ipea traz dados sobre escolarização, mercado de trabalho e rendimento dos migrantes
Enquanto em 1995, os migrantes eram aproximadamente 4 milhões de pessoas (3% da população), em 2008, esse número caiu para 3,3 milhões (1,9% da população). Além da diminuição do fluxo migratório nesse período, também foram registradas mudanças no perfil do migrante.
É o que mostra o Comunicado do Ipea nº 61 – Migração Interna no Brasil, divulgado nesta terça-feira, dia 17. Segundo o estudo, grande parte da migração não se dá de regiões mais pobres para outras mais ricas. Mais de 60% dos migrantes estão no Nordeste e Sudeste, com valores próximos para imigrantes e emigrantes das duas regiões. Embora os maiores fluxos estejam entre essas duas regiões, quando se relacionam os fluxos à população residente, as regiões Norte (2,6%) e Centro Oeste (3,7%) apresentam as maiores proporções de migração.
Outro dado relevante aponta que os migrantes do Nordeste para o Sudeste já estão em melhor situação em termos de formalização do trabalho (40,9% de trabalhadores informais) que os próprios trabalhadores não migrantes da região Sudeste (taxa de 43,4%). Também é possível perceber que a porcentagem de indivíduos com 12 ou mais anos de escolaridade no Brasil é maior entre os migrantes (18,1%) que entre os não migrantes (13,8%).
O coordenador do Núcleo de Informações Sociais do Ipea, Herton Araújo, e o técnico de Planejamento e Pesquisa Frederico Barbosa destacou que, apesar de ainda existirem bolsões de migrantes que ganham baixos salários e têm baixa escolaridade, o salário médio dos brasileiros que migraram (R$1.204,93) é, em geral, maior que o dos não migrantes (R$968,61). Quanto ao número de horas trabalhadas, 41% dos migrantes ocupados trabalham mais de 45 horas semanais contra 34,2% dos não migrantes nessa situação.
Em relação aos aspectos demográficos, o Comunicado revela que, em 2008, 62,9% dos migrantes do Nordeste para o Sudeste eram jovens (18 a 29 anos), percentual maior que o encontrado entre os não migrantes do Nordeste (32,8%).
Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 61
Veja os gráficos da apresentação sobre o Comunicado do Ipea nº 61

Navalha

NAVALHA

O estudo do IPEA mostra que, além de a migração diminuir como um todo:
1) Quem vai do Nordeste para o Sudeste vive melhor do que quem não sai do Sudeste. O migrante cada vez vive melhor quando entra no novo mercado de trabalho;
2) 20% dos Nordestinos que migram para o Sudeste vão para a Construção Civil;
3) Nordestinos que migraram para o Sudeste voltam em maior quantidade para o Nordeste;
4) Aumentou o número de migrantes nordestinos para o Sudeste com pelo menos 12 anos de escolaridade. Ou seja, não é só o trabalhador menos qualificado que migra.
5) Quanto maior a escolaridade, maior a mobilidade, mesmo entre regiões.
Como diz o Conversa Afiada, o Governo Lula provocou a mobilidade vertical e a horizontal: as pessoas subiram na vida e a riqueza se distribui melhor entre as regiões.
Como se sabe, nos 16 anos da Era Glacial Tucânica de São Paulo, a participação de São Paulo no PIB diminuiu.

Paulo Henrique Amorim
(*) Como se sabe, ao se candidatar a governador (**), José Serra atribuiu aos “migrantes” a responsabilidade pela péssima qualidade do ensino em São Paulo. Ele disse isso ao Chico Pinheiro, numa sabatina da Globo-SP. Clique aqui para ler “Capriglione mostra que Serra, como educador, foi um desastre”
(**) Depois de assinar um papel timbrado da Folha (***) e prometer que cumpriria o mandato de prefeito até o fim – clique aqui para ver a imagem. Ele cumpre tudo o que promete .
(***) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que avacalha o Presidente Lula por causa de um  comercial de TV; que publica artigo sórdido de ex-militante do PT; e que é o que é,  porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.


Artigos Relacionados

O nordestino migra menos e melhora de vida. Bye-bye Serra 2010 | Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Brasil - Política, Economia, Sociedade - Últimas postagens