terça-feira, 24 de agosto de 2010

PIB do Brasil no 1º semestre tem maior alta em 15 anos

Os Amigos do Presidente Lula:
segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PIB do Brasil no 1º semestre tem maior alta em 15 anos

A economia nacional acumulou crescimento de 8,4% no primeiro semestre do ano, a maior taxa para o período desde 1995, segundo levantamento da Serasa Experian divulgado nesta segunda-feira. No entanto, a pesquisa já mostra uma desaceleração no segundo trimestre.

No primeiro trimestre houve avanço de 2,7% e entre abril e junho a alta foi de 0,6%, em relação aos três meses anteriores, com ajuste sazonal. Em junho, o Produto Interno Bruto (PIB) teria crescido 6,7% ante o mesmo mês de 2009, enquanto em maio o mesmo tipo de comparação atingia 8,1% e em abril 8,9%.

"O ritmo de 8,4% atingido pela economia brasileira durante o primeiro semestre dificilmente irá se repetir na segunda metade deste ano", afirmaram economistas da Serasa Experian em nota. A desaceleração ocorreria pela maior base de comparação no segundo semestre do ano passado, quando o País mostrava recuperação ante a crise global.

Além disso, a entidade destaca a ausência dos estímulos fiscais para aquisição de veículos e outros bens duráveis e as taxas de juros mais elevadas como motivos para a diminuição do ritmo de crescimento até o fim do ano.

Setores

De acordo com a entidade, o avanço no primeiro semestre só não foi maior por causa da alta de 37,7% nas exportações (que entram como fator negativo no cálculo do PIB). Já o consumo das famílias, que possui o maior peso, avançou 7,9%. Os investimentos (formação bruta de capital fixo) foram o destaque, com acréscimo de 26,7% frente ao mesmo período do ano passado.

O setor industrial apresentou expansão de 13,3% nos primeiros seis meses do ano. A agropecuária teve alta de 7,5% e o setor de serviços exibiu evolução mais modesta, de 5,5%. Terra

Os Amigos do Presidente Lula: PIB do Brasil no 1º semestre tem maior alta em 15 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Brasil - Política, Economia, Sociedade - Últimas postagens