terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Do que os paulistas riem...

Freud disse em um de seus estudos que havia dois tipos de piada: as inócuas e as tendenciosas. As primeiras são capazes de provocar o riso pela surpresa e pelo jogo de palavras. As segundas cumprem a finalidade de satisfazer desejos inconscientes. O riso é alcançado, em alguns casos, mexendo-se com a aversão que as pessoas têm pelas diferenças, zombando-se de estereótipos. Libertarmo-nos de nossas inibições para expressar instintos agressivos, sexuais, cinismo, etc. São usadas para que possamos expressar aquilo que, de outra forma, não poderia ganhar expressão a nível consciente.
Piadas que estimulavam o preconceito contra negros circulavam com mais freqüência os círculos brancos até, felizmente, se tornarem politicamente incorretas e crime. Lembro que na minha adolescência (antes da internet) circulava um ficha xerocada de associação ao Corinthians. Era perguntado coisas como se você era preto, nordestino, com profissão desempregado, gari, sindicalista, presidiário, se a mãe era prostituta, se conhecia o pai, se morava na favela, quantos irmãos (somente opções acima de cinco), se era banguela, pinguço, só pérolas. Uma pesquisa rápida no Google e você encontra a sua versão digital e atualizada nos critérios “politicamente corretos” de quem a bolou. Agora, a opção “preto” e “nordestino” não mais se explicitam.
Flamengo e Corinthians possuem as duas maiores torcidas do Brasil, superando juntas mais de 30% da população. A popularidade desses times concentra-se nas classes baixas, e distribuem-se, além de suas casas, por diversos Estados do Brasil, especialmente no Nordeste, tornando-os times de massa. Não sei como acontece no Rio, mas em São Paulo, o Corinthians é zombado justamente por ser um time símbolo do povão, ou seja, para alguns, de “preto e pobre”. É claro que há brancos e negros, pobres e ricos, nas duas torcidas. Mas para quem faz piadas com estereótipos, tanto faz. O óbvio é que o alvo das piadas não eram os corintianos, mas aqueles que o símbolo do time representava. Basta identificar as características e grupos sociais atacados pela brincadeira com corintianos, seja esta da ficha, ou outras recorrentes em e-mails.

A mesma tal ficha eu vi alguns anos mais tarde, no final dos anos 80, sem mudar nada no conteúdo (preconceito racial ainda não era crime). Só que aquela era para “filiação ao PT”. O PT, que se erguia das militâncias dos movimentos sociais, fortalecidas pelo processo de redemocratização, caminhava para se tornar um partido de massas, apesar da pouca cultura partidária do país após o fim do regime militar. O discurso da militância voltado para classes e grupos oprimidos da sociedade, negros, mulheres, nordestinos, pobres, passou a compartilhar com corintianos, o foco do ódio das classes dominantes. Sem nenhuma surpresa, esse ódio sempre pareceu ser maior na tradicional São Paulo. Mesmo com todo o desgaste do último mandato de FHC, pela fraca e inconsistente situação econômica deixada ao sucessor, as eleições de 2002 mostraram que Lula precisou de maquiagem, marqueteiro, muita propaganda, e uma carta de intenção aos capitalistas, o que a mídia chamou de versão “lulinha paz e amor”. Lula se enquadrava em vários quesitos daquela ficha dos anos 80. Até corintiano é. Com terno, gravata e um discurso menos agressivo, Lula precisou vencer, além do medo da Regina Duarte, o preconceito, não só de parte da classe média, mas das classes mais baixas que, como em toda sociedade opressora, reproduzem o preconceito, inclusive sobre si mesmas. Auto-estima em baixa é uma das melhores estratégias de dominação. Isso serve para pais dominadores ou para elites controlando a força de trabalho.
A verdade é que boa parte dos brasileiros recuperou ou conquistou a auto-estima, como apontam as pesquisas. Seja pelo respeito alcançado lá fora, por Lula como estadista e pelo Brasil pela capacidade de superar crises com um modelo de estado intervindo na economia, os brasileiros que eram alvos de piada, estão mais confiantes em si mesmos. Talvez porque 32 milhões migraram para classes econômicas superiores. Em oito anos, a renda dos 10% mais pobres da população cresceu 72% (igual ao chinês), e a renda dos 10% mais ricos cresceu 11%. O Brasil não só cresceu como distribuiu renda. A aprovação de Lula, superior a 80%, legitima e o consolida como novo símbolo desse Brasil alvo de piadas, seja contra corintianos, seja contra petistas. Agora, ele mesmo é o foco das piadas, não importa o que tenha conquistado em seu mandato. Dentre os milhões de e-mails diários, vários riem de Lula. Analfabeto, vagabundo, pinguço, dentre os adjetivos mais amenos. Não importa o que digam a Economist, the Los Angeles e the New York Times, Frankfurter Allgemeine Zeitung ou El País. Não importam os números, nem o Brasil. Se valem da Globo, Veja, Folha e Estadão, e até do Jornal do Boris ou mesmo e-mails com notícias falsas, que nem a nossa pior mídia se atreve a publicar. Mas a agressão a Lula e a tudo que ele representa, circula pela rede principalmente em forma de piada. Recebo dezenas piadas todo mês. Provavelmente, porque muitos que manifestavam seu preconceito, ou racismo, contra porteiros, pedreiros e garis estão reprimidos. Não sei se Freud explica a agressividade contra a melhoria de vida de quem sempre serviu de mão-de-obra barata. Na verdade, não entendia do que eles riam. Talvez sejam somente paulistas fazendo campanha para o Serra, e querem o modelo de gestão da SABESP, do Tietê, do Rodoanel e da linha amarela do Metrô para o PAC. Ou querem o retorno do modelo FHC que quebrou o Brasil em três crises. Por fim, acho que entendi o motivo de tanta piada: essa gente só pode estar brincando.


Em tempo:
Após a postagem original encontrei uma "ficha de filiação ao PT" (abaixo) em um fórum. Observe que ela não é muito atual (provavelmente antes de Lula se eleger pela primeira vez) e que ainda mantém o preconceito contra nordestinos e negros. Pergunta: "Se o lula for eleito, qual o seu maior desejo, além é claro de casar com mulher branca, ..." Entre as opções:"(  ) Voltar para o nordeste"


Interessante são os comentários deixados pelos seguidores. A língua tentada é a portuguesa, porém ainda não descobri como se pronuncia a maior parte.
1) hauahuiahuehuahueh pt eh foda msm!
2) hauhahauhauhau
3) iueahsuiahseuiaeshuiashiasehiaeshiasehiuaehiaeus
4) ahhahahahahahahahhahahahahahhahahahahhahah

bagunçaram legal o partido1!!!!
rsrsrsrsrsrsr
5) AHUhuahUHAUhuahUHAUhuahuHAUhauHAUhauhuAUHuha boa!!!!!!


PT é fuds!
6) PT FEDE -->> -->>


:puke: :puke: :puke:
7) Na verdade essa ficha foi criada para quem queria ser sócio do Conrinthians... Mas como tudo na vida nada se cria, tudo se copia!!!!

Foi se feito isso!!!
Abraço
8) auehuHUHHEuhUheuhUhEUhHEuHUHueaheuhaueauheuhaaa

PT sux.....
9) eu soh tinha visto a do flamengo :P
e por aí vai...
Segue a tal ficha:



PARTIDO DOS TRABALHADORES
Diretório Zonal
Rua dos Andradas, 09 - 1º ao 9º andar


QUESTINOÁRIO PARA PROPOSTA DE ADESÃO AO PARTIDO



Nome...........................................................................................
Acunha........................................................................................

Local de nascimento: ( )Favela ( )Metrô ( )Delegacia
( )Zona do Meretrício ( )Sob o minhocão

Estado civil: ( )Amaziado(a) ( )Juntado(a) ( )Largado(a)
( )Bigamo(a) ( )Trigamo(a) ( )Cornudo(a)


Profissão: ( )Desempregado ( )Trambadinha ( )Trombadão
( )Sem terra ( )Traficante ( )Agitador
( )Sem teto ( )Invasor ( )Indigente


Filiação: Pai....................................Não sabe.................................
Profissão do pai: ( )Grevista ( )Tomador de conta de automóveis
( )Piqueteiro ( )Bebado ( )Terrorista
( )Assaltante ( )Sambista ( )Ladrão
( )Alcaguete ( )Traficante ( )Sequestrador

Mãe:...............................................Nome de guerra:....................
Profissão da mãe: ( )Prostituta ( )Fabricante de menores abandonados
( )Sapatona ( )Mendiga com ou sem criança no colo
( )Biscate ( )Cafetina de bordel
( )Pedinte


Quantos filhos você tem:
( )Com seu companheiro(a)
( )Com seu(sua) ex
( )Com seu irmão(ã)
( )Com seu tio ou tia
Quantas vezes você foi preso: ( )até 5 vezes
( )de 5 a 10 vezes
( )de 10 a 20 vezes
( )mais de 20 vezes


Se o lula for eleito, qual o seu maior desejo, além é claro de casar com mulher branca,
aprender a falar e escrever como gente, se apossar de uma casa com banheiro, ou instalar
um embaixo da ponte onde mora?
( )Participar da caixinha da Lubeca
( )Conhecer pessoalmente o Fidel
( )Paquerara Erundina (se for mulher)
( )Vender pipoca na porta do Palestra Itália
( )Ganhar uma barba postiça
( )Deixar de ser chifrudo dos próprios companheiros
( )Voltar para o nordeste

4 comentários:

  1. Tudo bem que o nosso Estado tem se mostrado muito reacionário. Mas este estigma que se está criando sobre os paulistas pela esquerda é, no mínimo, muito contra-producente do ponto de vista da transformação. Tem gente preconceituosa e autoritária no país inteiro. Ocorre que aqui a esquerda está muito ruim de estratégia e não consegue nem se comunicar direito - daí esses conservadores deitam e rolam mesmo.

    ResponderExcluir
  2. T.,
    Concordo que a linha autoritária e preconceituosa não define o que é o paulista, já que o Estado, e, principalmente, a Capital é um dos espaços mais heterogêneos do mundo, do ponto de vista, cultural, social e étnico. Sou paulistano, corintiano, bisneto de italianos, portugueses e espanhóis, além de morador da Mooca, e me defino da esquerda, o que demonstra que podemos ser mais complexos do que os estigmas. Mas a cidade de São Paulo, por exemplo, tem um cinturão de classe média ao redor do Centro cuja definição política é conservadora sim, e que se isola da chamada periferia paulistana. Basta ver o histórico eleitoral por regiões. Apesar da Prefeitura ter passado por Erundina e Marta, foi aqui que se elegeram Jânio, Maluf e Pitta. Na polarização PSDB e PT, ganhou Serra, e Kassab se reelegeu como o único Prefeito de Capital pelo DEM (não esqueçamos, antigo PFL). E que não se diga que foi por competência administrativa. Há uma polarização, que, na verdade, é classista. Não se trata da esquerda estigmatizar os paulistas, nem uma eventual incapacidade comunicativa. Mas o conservadorismo, o preconceito e o autoritarismo em São Paulo passam pelos formadores de opinião e detentores do poder. Quem emprega? Quem escreve os editoriais dos jornais, revistas , impressos ou televisivos? As mídias mais poderosas do país têm sede em São Paulo. Talvez São Paulo não concentre mais preconceito e intolerância que outros locais do país. Mas a pouca importância histórica no Brasil que tiveram no passado, as classes C, D e E, aqui em São Paulo, já elegeu Prefeitos, Governadores e até Presidente.

    ResponderExcluir
  3. Em tempo: o que mais explicaria o PSDB no Governo de São Paulo desde 1994?

    ResponderExcluir
  4. Interessante é a opção "( ) Voltar para o nordeste".
    Mas o que vieram fazer em São Paulo? Vieram pegar de volta o dinheiro que foi para São Paulo e nunca mais voltou, é óbvio. O mesmo dinheiro agora volta sozinho (via governo) e que está dando ao nordeste um fôlego de China. Parece que é a "Casa Grande do Barão do Café" rindo de nervoso ao ver que sua "Senzala" vai esvaziar.
    O estranho é que nunca quiseram os "baianos" mas vão sentir falta deles.

    ResponderExcluir

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Brasil - Política, Economia, Sociedade - Últimas postagens