domingo, 29 de agosto de 2010

Quebra de sigilo: Estadão usa versão tucana como se fosse versão da Polícia

Do Brasilianas.Org/Luis Nassif Online:

No Estadão, testemunha e polícia é a mesma coisa

Enviado por luisnassif, sab, 28/08/2010 - 12:19

Por Luiz Eduardo Brandão

Os mancheteiros do Estadão tem dia que parece estão querendo cobrir o jornal de ridículo. Vejam só a manchete principal de hoje. Trata do vazamento dos dados do EJ:

Receita apresenta versão que contraria PF em quebra de sigilo

Aí v. abre o jornal na p. A4, e novo título bombástico reforça a manchete:

Versão de crime comum contraria inquérito da PF

Para os leitores que param nos títulos, fica a sensação, que é o que o mancheteiro quer passar: briga interna no gov., a Receita tá escondendo coisa, ainda bem que a PF taí pra garantir a verdade (pouco importa se essa mesma PF vem sendo apontada volta e meia como instrumento do tal Estado policialesco).

Mas o leitor que segue em frente descobre que a tal versão da PF, que a Receita estaria contrariando, não é versão de PF nenhuma: é o depoimento, imaginem só de quem, do próprio Eduardo Jorge e do jornalista da Folha!

"Ouvidos no inquérito da PF esta semana, duas testemunhas – o próprio Eduardo Jorge e o jornalista Leonardo de Souza, do jornal Folha de S. Paulo, autor da primeira reportagem sobre o caso – confirmaram que os dados vazaram por meio de membros do comitê da pré-campanha presidencial de Dilma Rousseff (PT)."

Belo passe de mágica, hein? Depoimento tomados no inquérito policial viram posição da polícia! Que pasquim está virando esse jornal.

Aliás, a mesma dupla Eduardo Jorge / Leonardo Souza aparecem em outro assunto, também ligado à Receita, que descobriu o uso de notas fiscais frias na campanha do Serra de 2002. O EJ , pra variar, acusou a Receita, que descobriu o trambique, de "má-fé" e agir teleguiada pelo PT:

"O secretário de Organização do PSDB, Eduardo Jorge, disse que não tem cabimento o trabalho da Receita, que o órgão está agindo "de má-fé" e acusou o PT de estar por trás do vazamento da informação para desviar o foco do escândalo dos cartões."

Eduardo Jorge, é bom lembrar, foi o responsável pela organização da Rede PSDB, na internet, uma rede destinada a alimentar a baixaria da campanha tucana. Conforme foi denunciado aqui.

É bom lembrar também que o jornalista é figurinha carimbada em matéria de escândalos. É dar uma pesquisada no Google que aparece algumas das suas atuações. Aliás, v. encontrará até uma matéria aqui do blog, de junho deste, num post em que o Nassif relata o estilo Folha de ouvir o outro lado no Painel do Leitor, e depois aparecer uma resposta do repórter dizendo que confirma tudo o que disse. O assunto a que o post se refere é esse dossiê EJ e o repórter o mesmo Leonardo Souza, que segundo nosso anfitrião é "mais um caso de repórter que expõe nome e carreira sem perceber a conta que lhe será cobrada futuramente no seu currículo".

Pelo visto, o repórter acrescenta novas estripulias em seu currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Brasil - Política, Economia, Sociedade - Últimas postagens