sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Serra tenta golpe do dossiê de novo e dá mais um tiro no pé

Os Amigos do Presidente Lula:

Serra tenta golpe do dossiê de novo e dá mais um tiro no pé

José Serra (PSDB) tenta repetir o golpe do suposto "dossiê" que ninguém viu. Planta na imprensa factóides de que ele seria "vítima" da suposta violação de sigilo fiscal na Receita Federal.
Tudo em conluio com a Folha, Estadão, Globo e Veja, que engolem qualquer lixo que Serra planta, sem fazer jornalismo, sem questionar as contradições, a motivação, os lances óbvios e sem procurar desvendar o caso, preferindo manter no ar ilações do que esclarecer.
Porém, o que a declaração de Ricardo Sérgio de Oliveira de 2009, e a de seu sócio, tem a ver com José Serra? E a de Gregório Marin Preciado? E de Luiz Carlos Mendonça de Barros? E mesmo a de Eduardo Jorge Caldas Pereira?
Essas pessoas já protagonizaram escândalos nos governos tucanos. Serra procurou passar uma imagem de distância deles, nos últimos anos.
A estratégia de Serra torna-se um tiro no próprio pé, ao chamar para si, para sua companhia, essas pessoas, como se uma suposta violação do sigilo deles atingisse Serra.
O que o cidadão vai pensar? Por que o sigilo fiscal de pessoas envolvidas em escândalos financeiros, atinge José Serra?
Serra acabou de pular dentro do caldeirão fervente dos escândalos de FHC, que andavam meio esquecidos no tempo.
- Ricardo Sérgio e Mendonça de Barros estiveram envolvidos no escândalo dos grampos na privatização das teles. No caso Banestado, Ricardo Sérgio operava a CONTA TUCANO em paraíso fiscal (na época do governo FHC).
- Gregório Marin Preciado também esteve envolvidos em diversos escândalos relacionados ao BANESPA; privatização das empresas estaduais de eletricidade COELBA (Bahia), a CELPE (Pernambuco) e a COSERN (Rio Grande do Norte); e o mais recente escândalo imobiliário na Ilha do Urubu, em Porto Seguro (BA), no governo Paulo Soutro (DEMos/BA).
Já foi dito aqui no blog e repito: As declarações de renda destas pessoas, ainda mais de 2009, não desperta nenhum interesse de fundo político. Essa declaração é a própria pessoa quem faz, e nenhum figurão como estes, deixa de fazer com bons advogados e contadores, para não se incriminar. Esses tucanos, alvo de investigação na privataria, não colocariam nada na declaração que pudesse comprometer.
Além disso, estes tucanos não tem qualquer apelo eleitoral, não tem e não dão votos. Sempre atuaram nos bastidores da política.
A "bisbilhotice" não tem características de ser ação política que pudesse interessar a petistas. A começar pela data: 8 de outubro de 2009, quando nem se sabia, com certeza, se o candidato da oposição seria Serra ou Aécio.
O vazamento da investigação da receita para jornais, as ilações destes jornais, e a exploração do fato para Serra se apresentar como "vítima" é que é politicagem, e não deve dar outro resultado que não seja o tiro no pé.
Dos fatos
A Receita Federal identificou um terminal e uma senha, usados para a suposta bisbilhotagem. Pode ser produto de ato criminoso de algum mau funcionário: vender dados, ou tirar proveito deles. Mas é preciso concluir a investigação, antes de pré-condenar funcionários da Receita, e muito menos fazer imputações políticas levianas, pois se fossêmos fazer ilações, quem teria motivações políticas contra Serra, naquela época, era o grupo ligado a Aécio Neves.
Agora, os jornais já dizem que até a apresentadora de TV, Ana Maria Braga, teve sua declaração consultada neste mesmo terminal. Só falta o Serra dizer que a declaração de renda de Ana Maria Braga é um "dossiê" que poderia implodir sua candidatura.

Os Amigos do Presidente Lula: Serra tenta golpe do dossiê de novo e dá mais um tiro no pé

Leia também: O passado nebuloso das supostas “vítimas” de quebra de sigilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Brasil - Política, Economia, Sociedade - Últimas postagens