12 de julho de 2010 às 16:10
Vermelho: Tarso lidera no RS, diz Ibope
12 de Julho de 2010 – 11h49
Tarso Genro (PT) lidera disputa ao governo do Rio Grande do SulPesquisa do Ibope divulgada no sábado (10) mostra o ex-ministro da Justiça Tarso Genro (PT) à frente na corrida pelo governo do Rio Grande Sul. Tarso tem 39% das intenções de voto, ante 29% do ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça (PMDB) e 15% da governadora Yeda Crusius (PSDB).
Na simulação de segundo turno, Tarso supera Fogaça, com 48% das intenções de voto contra 39%. Em outro cenário, o petista tem 59% e Yeda aparece com 24%. Na última simulação, Fogaça chega a 58% e a governadora registra 22%. Foram entrevistados 812 eleitores entre terça e quinta-feira. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.A taxa de rejeição de Yeda disparou. Quase metade do eleitorado gaúcho (47%) declara que não votaria na governadora tucana de jeito nenhum. Já a taxa de rejeição atribuída a Tarso é de 15%, enquanto o índice é de Fogaça 5%. Feita por encomenda do Grupo RBS, a sondagem foi levada às páginas do diário gaúcho Zero Hora, disponível na web.
A despeito da boa pontuação de Tarso, a presidenciável petista Dilma Rousseff continua em desvantagem em relação ao tucano José Serra. Segundo o Ibope, Serra aparece com 46% e Dilma com 37%. Já Marina Silva (PV) tem 6%. Curiosamente, Dilma obtém mais votos entre os homens (41%) do que entre as mulheres (34%). Serra está mais bem posto entre as mulheres (49%) do que entre os homens (43%).
O Ibope mediu também a popularidade de Lula: 70% dos gaúchos aprovam o governo dele. A gestão Lula foi avaliada por 52% dos entrevistados como bom e por 18% como ótimo. A administração do petista é regular para 24% e ruim ou péssima para 5%.
Santa Catarina
Na vizinha Santa Catarina, pesquisa feita entre os dias 7 e 9 de julho pela Mapa, também sob encomenda pelo Grupo RBS, mostra Angela Amin (PP) liderando a preferência do eleitorado, com 33,5%. Em comparação com o levantamento anterior, publicado em abril, Raimundo Colombo (DEM, 20,6%) ultrapassou Ideli Salvatti (PT, 15,9%) e agora assume a segunda colocação. Na última pesquisa, Colombo e Ideli também apareciam empatados tecnicamente — mas com a petista à frente em todos os cenários.
A deputada do PP prevalece sobre os rivais também nos cenários de segundo turno. Contra Colombo, Angela vence por 43,4% a 28,1%. Contra Ideli, 38,5% a 26,3%. A despeito de ter sido cortejada por José Serra e por Dilma Rousseff, Angela vai às urnas sem abrir o palanque a nenhum dos presidenciáveis.
A pesquisa mostra ainda que há espaço para os candidatos crescerem, devido ao alto índice de indecisão. Em relação ao primeiro turno, 19,2% dos entrevistados afirmaram que não sabiam em quem votar ou não responderam. Outro dado é o índice de rejeição. Ideli apresenta o maior percentual (9,4%), seguida por Angela (8,8%) e por Colombo (5,6%).
Da Redação, com agências
Vermelho: Tarso lidera no RS, diz Ibope | Viomundo - O que você não vê na mídia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.