quinta-feira, 15 de julho de 2010

Jornais incitam Dra. Cureau contra Dilma – Tijolaço - O blog do Brizola Neto

julho 15th, 2010 às 20:43

Alertado por nossos comentaristas fui ver direitinho essa história de que a Dra Sandra Cureau estaria cogitando algum tipo de ação, que no caso poderia ser mais bem chadado de golpe, para tirar Dilma da eleição para Presidente da República. Lendo a mesma informação nos três grandes veículos da mídia brasileira (O Estado de S.Paulo, O Globo e Folha de S.Paulo), me pareceu ter ocorrido uma certa forçação de barra por parte do Estadão.

Em nenhum momento, a Dra Cureau falou (pelo menos nada apareceu entre aspas) que a ação, que inicialmente teria como alvo o presidente Lula, se estenderia também à Dilma e poderia afastá-la da disputa eleitoral. Acho que o Estadão carregou nas tintas, como se diz no meio jornalístico, traduzindo na sua matéria mais o seu desejo do que os fatos. A matéria da Folha não faz nenhuma referência a uma punição a Dilma, e O Globo menciona a hipótese na última linha de sua matéria, não destacando o fato como fez o Estadão.

Fica evidente também que a Dra Cureau foi instada a falar sobre o caso em que Lula, na cerimônia de lançamento do edital do trem-bala, destacou o trabalho de Dilma para que o processo andasse. Sempre a postos para ajudar Serra, a grande imprensa foi provocar a procuradora, que também não perde um refletor, para saber o que seria feito. Poderia ter aproveitado para perguntar também o que a Dra Cureau acha das várias declarações do governador de São Paulo, Alberto Goldman, sobre Serra, que publicamos aqui e estão à disposição de quem quiser ver no site do governo daquele estado.

“É absolutamente proibido, nessa época do ano, que em inaugurações se faça propaganda para um candidato. Isso é uso da máquina pública”, disse Cureau. Muito bem senhora procuradora. Então se informe sobre o uso da máquina pública em São Paulo e tome as devidas providências. Ou a única máquina pública que importa é a do governo federal?

Como já afirmei outras vezes, tudo isso é uma grande bobagem. Lula e Goldman deveriam poder citar seus candidatos quantas vezes quisessem. É uma hipocrisia em nome de um falso equilíbrio do processo eleitoral. Uso da máquina pública que deve ser vigiado é destinação de recursos dos governos às campanhas e não opiniões. O presidente, os governadores, prefeitos, todos têm o direito de exprimir o que pensam e dizer quem apoiam, mesmo em eventos oficiais. Essa declarações só irão repercutir se o governante tiver popularidade e for respeitado. Caso contrário, funcionam como um tiro pela culatra.

O Ministério Público requisitou a gravação da fala de Lula no tal evento e o TSE também afirmou que analisará as declarações do presidente. Podiam aproveitar o carreto, como se diz na gíria, para solicitar também o registro das referências de Goldman a seu chefe. Tudo em nome do equilíbrio, naturalmente.

Jornais incitam Dra. Cureau contra Dilma – Tijolaço - O blog do Brizola Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Brasil - Política, Economia, Sociedade - Últimas postagens