O Jornal Nacional desta terça, dia 13, divulgou uma multa do TSE referente a propaganda antecipada no RS, mas não divulgou uma palavra sobre a notícia abaixo.
Jornal Estado de Minas é multado pelo TSE por propaganda antecipada a favor de Serra
Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou em R$ 7 mil o Jornal Estado de Minas por divulgação de propaganda antecipada em favor do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra.
A ação do Ministério Público Eleitoral (MPE) alegou que o jornal desvirtuou-se da sua finalidade informativa e foi contra a legislação eleitoral ao publicar, no último dia 10 de abril, matéria com referência ao material publicitário que seria usado na campanha de Serra, com a impressão de fotos que reproduziam modelos de três banners.
Segundo a ministra Fátima Nancy Andrighi, 'o caso em exame ultrapassa o âmbito da mera manifestação de opinião para caracterizar propaganda eleitoral extemporânea, em formato próprio de propaganda paga', indo além da liberdade de expressão garantida à imprensa. Fátima Nancy ainda lembrou que a mídia impressa é autorizada a veicular propaganda paga até 48 horas antes das eleições, mas que somente estaria autorizada a partir de 6 de julho.
A assessoria jurídica do jornal ainda não tinha conhecimento da decisão e afirmou que só vai se pronunciar após analisar o conteúdo. A decisão é monocrática (tomada por apenas um juiz) e ainda cabe recurso ao plenário, que só volta do recesso em agosto.
Edição: Rivadavia Severo
Agência Brasil - Todos os direitos reservados.
Jornal Estado de Minas é multado pelo TSE por propaganda antecipada a favor de Serra - MSN Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.