DO BLOG DA DILMA:
quarta-feira, 7 de julho de 2010
SERRA MENTIU AO PAÍS SOBRE AUTORIA DO FAT E DO SEGURO DESEMPREGO
José Serra (PSDB) afirmou, na TV, ser o criador do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT - e do Seguro Desemprego. O locutor do programa do PSDB repetiu várias vezes: “Foi o Serra que criou o maior patrimônio dos trabalhadores brasileiros, o FAT, Fundo de Amparo ao Trabalhador. Ele criou também o Seguro desemprego”.
Confira as mentiras
1ª mentira
O seguro desemprego foi criado por decreto do presidente José Sarney - Decreto nº 2.283 de 27 de fevereiro de 1986. O seguro começou a ser pago logo após a assinatura do decreto presidencial. O ex-presidente José Sarney já havia desmentido as declarações do tucano em relação ao Seguro Desemprego. “Não sei de onde ele [Serra] tirou que criou o seguro-desemprego. O seguro foi criado no meu governo. Na época, ele [Serra] era secretário de Economia e Planejamento do governador [de São Paulo] Franco Montoro”, explicou Sarney. Como se constata, Serra mentiu ao povo brasileiro!
A Constituição Federal, promulgada em 5 de outubro de 1988, determinou em seu art. 239, que os recursos provenientes da arrecadação das contribuições para o PIS e para o PASEP fossem destinados ao custeio do Programa do Seguro Desemprego, do Abono Salarial e, pelo menos quarenta por cento, ao financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico, esses últimos a cargo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES.
2ª mentira
A pesquisa, nos anais da Câmara, sobre a criação do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) mostra que: O FAT foi criado pelo Projeto de Lei nº 991, de 1988, de autoria do deputado Jorge Uequed (PMDB-RS). O projeto diz textualmente: “DISCIPLINA A CONCESSÃO DO SEGURO DESEMPREGO, NA FORMA QUE ESPECIFICA, E DETERMINA OUTRAS PROVIDÊNCIAS. NOVA EMENTA: REGULA O PROGRAMA DO SEGURO DESEMPREGO, O ABONO SALARIAL, INSTITUI O FUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR - FAT, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS”. A campanha de Serra diz que foi emenda à Constituinte sua que propiciou a criação do fundo. Entretanto, os anais da Câmara desmentem esta invenção categoricamente.
Os anais da Câmara dos Deputados mostram que Serra apresentou um projeto - projeto de lei nº 2.250, de 1989 - que foi considerado PREJUDICADO pelo plenário da Câmara dos Deputados na sessão do dia 13 de dezembro de 1989, por já existir projeto de lei sobre o assunto - PL 991/1988 - de autoria do deputado Jorge Uequed (PMDB). Ou seja, a proposta já existia, um ano antes da iniciativa abortada de Serra.
Confira a tramitação em: (www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=201454).
BLOG DA DILMA: SERRA MENTIU AO PAÍS SOBRE AUTORIA DO FAT E DO SEGURO DESEMPREGO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.