domingo, 10 de outubro de 2010

A escola paulista é ruim e a culpa para Serra é dos nordestinos?

Escrevinhador

O PSDB e os nordestinos

Serra: escola ruim é culpa dos “migrantes”

publicada segunda-feira, 11/10/2010 às 02:50 e atualizada segunda-feira, 11/10/2010 às 02:50

Eu ainda trabalhava na Globo, em 2006, quando Chico Pinheiro e Carla Vilhena fizeram uma bela entrevista no SPTV 1 (noticiário local que vai ao ar na hora do almoço) com José Serra – então, candidato a governador pelo PSDB. Entrevista dura, com perguntas firmes, mas respeitosas. E agiram assim, igualmente, com todos os candidatos a governador.

No meio da entrevista, Serra deixou escapar uma frase curiosa: culpou os “migrantes” pela falta de qualidade da escola paulista. Um tremendo ato falho.  A elite paulista – e parte dos tucanos – nutre preconceito pelos nordestinos.

A entrevista pode ser vista aqui. O trecho sobre os “migrantes” está aos 5 minutos e 45 segundos.

O povo simples do Nordeste, e os nordestinos que vivem em todo o país, merecem saber disso, merecem assistir essa entrevista.

É preciso entender o que é hoje o núcleo duro do PSDB (que já não guarda relação com o ideário generoso – ainda que moderado – de Covas, Montoro e outros): é um partido voltado e dominado pela elite paulista.

PSDB é São Paulo. PSDB é a elite de São Paulo que não gosta de nordestino.

E o Serra, na entrevista de 2006, revela isso. 

No dia da eleição mesmo, último 3 de outubro, minha irmã recebeu mensagem de uma conhecida (filha da classe média paulistana), que dizia o seguinte: “Pena que  Tiririca não ofereceu passagem para os eleitores dele voltarem ao estados de origem. Seria um milhão a menos de ‘pessoas’ em São Paulo”.

Esse é o pensamento de boa parte dos eleitores do PSDB em São Paulo. Se pudessem, mandariam os nordestinos de volta. 

Você não precisa gostar da Dilma ou do PT para  votar contra Serra no segundo turno. Basta compreender que tipo de interesse Serra representa.

Voltando à entrevista de 2006, lembro bem: Serra saiu do estúdio da Globo furioso. Talvez por isso, pouco tempo depois, numa outra entrevista que iria ao ar no SP-TV 2 (edição da noite), o jornalista Carlos Tramontina recebeu ordens expressas do Rio de Janeiro, para cortar as perguntas duras. Aliás, recebeu do Rio exatamente as perguntas que deveriam ser feitas. A equipe do jornal ficou muito chateada, lembro bem. Porque até ali todas as entrevistas tinham sido feitas com liberdade – como aquela do Chico e Carla Vilhena.

Mas é que a Globo, sob Ratzinger, virou sucursal do projeto serrista de poder. Ou seria o contrário?

 

SERRA E OS NORDESTINOS

Em entrevista, Serra deixa escapar: falhas das escolas paulistas devem-se aos “migrantes”. A elite paulista, se pudesse, mandava os nordestinos de volta pra casa. PSDB é São Paulo. Eleitor tucano típico, em São Paulo, acha Lula é um “nordestino analfabeto”. O povo nordestino sabe quem é Serra? Sabe como pensam os tucanos paulistas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Brasil - Política, Economia, Sociedade - Últimas postagens