sábado, 27 de março de 2010

Serra, o poeta da truculência

Bela foto, belo texto. A foto da Agência Estado, de Clayton Silva, é poética por si. E mais, simboliza a greve porque resume o discurso da APEOESP que deixou claro sua disposição para a negociação. Escolhi o texto de Leandro Fontes republicado no Conversa Afiada, pois em prosa sintetiza uma experiência quase hippie, lembrando a crença no poder das flores contras as armas. Lembra que Serra produz poesia de sua truculência. Para completar o quadro, acrescentei mais uma foto de dias anteriores, só pra contrastar a ironia, só para comparar símbolos.
Deixemos que as imagens falem.



O Conversa Afiada republica post de Leandro Fortes:


Blog de Leandro Fortes

26/03/2010

O mundo bizarro de José Serra
Quase todos perdidos de armas nas mãos

Muito ainda se falará dessa foto de Clayton de Souza, da Agência Estado, por tudo que ela significa e dignifica, apesar do imenso paradoxo que encerra. A insolvência moral da política paulista gerou esse instantâneo estupendo, repleto de um simbolismo extremamente caro à natureza humana, cheio de amor e dor. Este professor que carrega o PM ferido é um quadro da arte absurda em que se transformou um governo sustentado artificialmente pela mídia e por coronéis do capital. É um mural multifacetado de significados, tudo resumido numa imagem inesquecível eternizada por um fotojornalista num momento solitário de glória. Ao desprezar o movimento grevista dos professores, ao debochar dos movimentos sociais e autorizar sua polícia a descer o cacete no corpo docente, José Serra conseguiu produzir, ao mesmo tempo, uma obra prima fotográfica, uma elegia à solidariedade humana e uma peça de campanha para Dilma Rousseff.

Inesquecível, Serra, inesquecível.

2 comentários:

  1. CARA VC ESTÁ ENGANADO ESSA FOTO DO HOMEM CARREGANDO A POLICIAL FOI DA MANIFESTAÇÃO DA POLICIA CIVIL X PM, E O HOMEM É UM POLICIAL À PAISANA, OK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foto foi repercutida em vários meios de comunicação durante a greve dos professores e após o enfrentamento sofrido no Morumbi. A primeira versão da foto era de um professor carregando a policial. Após esse primeiro momento, surgiu uma nova versão de que se tratava de um policial à paisana infiltrado no movimento dos professores. Pode pesquisar...

      Excluir

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Brasil - Política, Economia, Sociedade - Últimas postagens