terça-feira, 9 de novembro de 2010

Revista francesa expõe campanha da mídia brasileira contra Lula

Blog da Dilma
novembro 9th, 2010 | Autor: Jussara Seixas

A última edição da revista francesa Courrier dedica sua capa ao presidenteLula e ao papel de partido político assumido pela grande mídia brasileira, que faz oposição ao governo em defesa de seus interesses comerciais. Com o título “Uma imprensa contra Lula”, a reportagem diz: “Na reta final da campanha, saem faíscas entre os principais jornais e o governo. Esse fenômeno já ocorreu durante a reeleição de Lula em 2006, quando a classe média abastada tinha caído”. A publicação destaca que quatro grandes famílias dividem entre si o controldas principais mídias e ñunca aceitaram a chegada de um metalúrgico ao poder: “os Marinho, proprietários do jornal diário O Globo e da todo-poderosa Rede Globo de Televisão, os Mesquita, do Estado de S. Paulo, os Frias, da Folha de S. Paulo, e os Civita, da editora Abril, responsável pela principal revista semanal, Veja. Essas grandes famílias nunca assimilaram a eleição de Lula, este presidente pouco instruído, vindo de um estado pobre e saído do sindicalismo”.

A Courrier ressalta que essas mídias recentemente desencadearam uma campanha contra a candidata Dilma Rousseff, “na esperança de remover da Presidência o Partido dos Trabalhadores, publicaram então muitos balanços negativos dos anos Lula e artigos escandalosos”.”O tom das acusações algumas vezes é caricatural”, qualifica Courrier, lembrando que a Folha de São Paulo, em setembro, “não hesitou em considerar Dilma Rousseff responsável pela perda de 1 milhão de dólares por ter demorado demais para mudar uma lei do setor elétrico que havia sido aprovada no final do mandato de Fernando Henrique Cardoso (1994-2002)”.A publicação, continua: “No entanto, o eleitorado não se deixa enganar: em função dessa matéria circularam maciçamente no Twitter piadas que atribuíam a Dilma Rousseff todos os males do mundo”, relata. A revista francesa, aliás, afirma que a imprensa parece ter perdido sua antiga influência de outrora. “A sociedade de agora tem acesso à informação através de milhares de ONGs e associações, sem esquecer o papel essencial da internet. E as cadeias de televisão de acesso gratuito, que continuam, de longe, a mais importante fonte de informações, adotaram certa prudência nas críticas ao governo, sem dúvida para evitar a perda de audiência natural, constituída pelos menos favorecidos e pela classe média baixa, que continuam a apoiar um presidente que se assemelha a eles”.

Revista francesa expõe campanha da mídia brasileira contra Lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Brasil - Política, Economia, Sociedade - Últimas postagens