terça-feira, 27 de abril de 2010

A internet cara do Brasil

Segundo a reportagem abaixo, paga-se 10 vezes mais no Brasil pela Internet do que nos países desenvolvidos.

Brasileiros pagam dez vezes mais por internet

Livia Wachowiak Junqueira
do Agora e Folha de S.Paulo
O Brasil paga dez vezes mais por acesso à conexão de banda larga do que países ricos, segundo estudo divulgado ontem pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Enquanto na renda mensal dos brasileiros o gasto médio com banda larga representava 4,58% por pessoa no ano passado, nos países desenvolvidos, a mesma relação era de 0,5%.
Segundo o Ipea, são três os fatores que contribuem para o alto preço do serviço: pouca competição das empresas, elevada carga tributária e baixa renda da população.


O processo de privatização das telecomunicações no governo FHC nos deixou de herança além de tarifas absurdas para celulares, telefones fixos e banda larga, um cartél que não se sente motivado a baixar seus preços e não tem interesse em popularizar o uso para os milhões de ingressantes das classes C e D. Quando Lula propôs recriar a Telebrás, os barões das telecomunicações se arrepiaram. Primeiro porque as empresas que oferecem a caríssima banda larga teme por ter de abaixar preços. Segundo porque a grande mídia teme que as classes C e D possam contar com a internet para se informar e não depender mais da verdade globalizada pelo Jornal Nacional. Os ataques da mídia, no lançamento da pré-candidatura de Dilma, tentaram espalhar o terror da estatitazação. Aterrorizados estão eles.
Confira o que disse Lula, na postagem do Conversa Afiada:

Lula recria a Telebrás para dar banda larga aos pobres

4/fevereiro/2010 8:30
Lula vai reduzir a tarifa dos amigos do ministro independente
Lula vai reduzir a tarifa dos amigos do ministro independente
Saiu no Globo, pág. 25:

“Lula confirma reativação da Telebrás para oferecer sistema de banda larga em localidades sem interesse para empresas privadas. O objetivo é deixar o Estado em condições de fazer ações complementares que garantam a oferta de internet de banda larga em todo o país, mas com participação das teles privadas.”

“Lula deixou claro que a função da Telebrás será estimular a concorrência com um plano de tarifa forçando a redução de preços das operadoras privadas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Brasil - Política, Economia, Sociedade - Últimas postagens