domingo, 10 de outubro de 2010

Debate na Band: Dilma goleou!

Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) adotaram uma postura mais franca em relação aos embates realizados no primeiro turnoHá tempos que um debate não empolgava. O confronto direto possibilitado pelas regras da TV Bandeirantes permitiu pela primeira vez um debate dos candidatos. Tive o prazer de acompanhar pelo twitcam com os comentários ao vivo do Luis Nassif. Uma experiência fantástica. Serra não teve para onde correr. Dilma colocou-o frente suas próprias contradições. No tema aborto, o qual Serra tem tratado como se ele fosse um religioso convicto ligado à TFP, Dilma deixou claro que quem normatizou a lei do aborto no SUS foi o Ministro Serra em 1998. E ela não se escondeu a dizer que concordava com a norma. Dilma que tratou Serra, não como o Cara, mas como o “mil caras”, várias vezes lembrou (e citou as provas) que Serra e FHC queriam privatizar a Petrobrás e que o Coordenador da Campanha tucana defende a entrega do Pré-sal a interesses estrangeiros. Serra fugiu de responder na maior parte do tempo, mas em desespero, disse que o PT sempre vinha com esse assunto de privatizações. Deve ter se esquecido que estava em um debate eleitoral de presidenciáveis. Ou na concepção de estadista do tucano, incitar o ódio religioso deve ser o tema para o Brasil do futuro.
Teve a cara-de-pau ainda, de defender o setor público, sem contar ao resto do Brasil, que em São Paulo, Estado e Capital, ele privatizou a saúde entregando a Organizações Sociais, acabando com concursos, e sem qualquer controle social da forma como o dinheiro público é gasto. Mas Dilma lembrou que em SP se paga à polícia, os  Piores Salários Do Brasil (PSDB) e que professor não deve ser tratado a cassetete. Serra que não deixou claro se com um Ministério da Segurança Pública quer criar uma polícia de Brasília para agir onde os Estados são incompetentes como o de São Paulo, ou se quer mudar o nome do que Lula e Dilma tem feito com as UPPs como no Rio de Janeiro, Estado e Município que acreditam na coolaboração e trabalho integrado com a União.
Mesmo quando Serra tentou pautar o debate, tratou de assuntos que Dilma domina, e ele, pelo tanto de voltas que dava para cada resposta, parece não conhecer. Resultado, Dilma deixou Serra sem resposta. Isso aconteceu por exemplo, quando Serra questionou Portos e Aeroportos. Dilma foi taxativa. Na era FHC, eles não investiram nada em infra-estrutura porque o FMI não deixava. Faziam contratos de seis meses, como o da dragagem de portos (afundar a superfície do mar para dar acesso dos navios aos portos). Acabava o contrato sem o serviço concluir e deixando o problema no mesmo estágio. Dilma esqueceu de mencionar que Serra também não desassoreou o leito do Tietê por 3 anos, jogando no lixo o trabalho deixado por Alckmin, culminando nas enchentes do início do ano. Dilma citou os investimentos do PAC (1 e 2) nas obras de infraestrutura. O PAC, para quem não sabe, foi uma forma de destravar da burocracia que impedia de sair do papel os projetos brasileiros para o desenvolvimento, alguns com mais de 150 anos. Lembrou ainda, a candidata que os aeroportos se passam hoje por estrangulamentos, é porque hoje aqueles que ascenderam à classe média também andam de avião, o que na época de Serra e FHC, era privilégio de poucos. Para Dilma o compromisso será com a mudança do modelo da Infraero que deve ter investimento de capital privado, sim, e um gerenciamento mais profissional, mas da forma que hoje é gerida a Petrobrás (patrimônio dos brasileiros) que aliás foi deixada sucateada pelo período em que Serra foi Ministro do Planejamento de FHC.
Dilma não deixou barato também que o projeto piloto de Serra, que se quer piloto pode ser considerado, para tratar dos 30 mil usuários de crack não atende cem pessoas. Lembrou o telespectador, ainda, que Serra assinou documento em cartório que não sairia da Prefeitura para disputar o governo do Estado e mentiu. E, já que eliminou projetos deixados por Alckmin, como poderíamos confiar e acreditar que ele continuaria o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. Serra disse que Dilma foi agressiva. Não tanto quanto sua mulher, Mônica Serra, que, lembrou Dilma, fez campanha na rua dizendo que “DIlma era a favor de matar criancinhas”. Serra nem defendeu a esposa. Indefensável esse gol.

Em tempo – Preciso ressaltar alguns comentários de Nassif:
1) que Serra tem menos conteúdo que Nassif que não é candidato, não por mérito do último, mas demérito do primeiro;\
2) Serra desconhece e não tem propriedade sobre os problemas do próprio Estado que governou porque não fazia uma reunião com seus Secretários (palavra de alguns deles);
3) Serra teve a grande chance de mostrar seu trabalho com um Estado rico e cheio de problemas – perdeu a chance porque não é um estadista;
4) Por fim, Nassif teve a mesma impressão que eu já havia tido em outros debates, Serra lembra o estilo Maluf de debater (acréscimo meu – Serra tem substituído Maluf no coração de muitos paulistas).

Para assistir ao debate vá ao site da BAND aqui.

Para asssitir ao Twitcam com Nassif clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Brasil - Política, Economia, Sociedade - Últimas postagens