domingo, 10 de outubro de 2010

Boato do mal

Folha Universal/Ponto Final:

Mensagem leviana que circula na internet acusa Dilma Rousseff de ter dito que "nesta eleição, nem mesmo Cristo me tira essa vitória", com o objetivo de jogar a candidata contra os evangélicos. No Brasil, golpes sujos são comuns em véspera de eleição
Circula na internet por meio de spams – e-mails indesejados enviados a um grande número de pessoas – uma mensagem que ilude o eleitor e demonstra os excessos cometidos nestas eleições.
O texto diz que Dilma Rousseff, candidata a presidente da República pelo PT, teria afirmado em uma entrevista que “nesta eleição, nem Cristo me tira essa vitória”.
O mesmo texto aponta que a afirmação foi feita após a inauguração de um comitê em Minas Gerais, em uma entrevista a um “jornal local”. A mensagem não informa o lugar do comitê inaugurado e nem para qual jornal foi dada essa declaração. Também não há nenhum registro, vídeo ou gravação da entrevista.
Mas a divulgação da mensagem pode criar constrangimento de Dilma com eleitores cristãos.
A notícia acabou divulgada em toda rede como se fosse verdade.
De acordo com o coordenador de comunicação da campanha de Dilma e candidato a deputado estadual por São Paulo, jornalista Rui Falcão, a ex-ministra jamais disse isso: “Ela nunca deu esta declaração. É uma calúnia. Dilma respeita todas as religiões e jamais usaria o nome de Cristo em vão. Ainda mais com esse tom de arrogância, que não é do temperamento dela, muito menos de soberba com os eleitores.”
A assessoria de imprensa da candidata emitiu uma nota em que afirma que, em nenhum momento, ela “reconheceu uma vitória antecipadamente”.
E Dilma tem sido comedida mesmo diante das pesquisas que a apontam como vencedora já no primeiro turno. A assessoria da candidata ainda afirma: “É inadmissível que queiram vencer as eleições com base em calúnias e difamações.”
A declaração atribuída a Dilma se espalhou em uma corrente perigosa, não só através de spams, mas em montagens grosseiras no “YouTube”, site de compartilhamento de vídeos.
Não é a primeira vez que, às vésperas das eleições presidenciais, boatos tentam desmoralizar uma candidatura do PT.
Em 1989, pouco antes dos momentos decisivos do segundo turno entre Fernando Collor e Lula, o empresário Abílio Diniz foi libertado de um sequestro praticado por integrantes de movimentos revolucionários clandestinos da América Latina.
Junto com os sequestradores foram apresentados materiais de propaganda do PT, sugerindo um vínculo entre Lula e o crime, o que jamais foi comprovado. Collor venceu a eleição.

Folha Universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Brasil - Política, Economia, Sociedade - Últimas postagens