quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pobre compra mais carro e moto. Bye-bye Serra 2010 | Conversa Afiada

Saiu no Conversa Afiada:

Pobre compra mais carro e moto.
Bye-bye Serra 2010

Em Minas, só o Aécio vota nele...

Saiu no Uai:

Classes D e E compram cada vez mais carros e motos

Não está nada fácil subir a Rua São Tomás de Aquino, uma das duas principais vias de acesso ao Morro do Papagaio, na Zona Sul de Belo Horizonte, onde vivem cerca de 30 mil pessoas. E o motivo não é a violência. Há cerca de três anos, o volume de automóveis na comunidade vem aumentando sensivelmente. Nos fins de tarde, antes mesmo do horário do rush, o movimento de veículos no estreito logradouro é intenso. Não é raro motoristas ficarem encurralados e serem obrigados a fazer manobras cirúrgicas para deixar fluir o trânsito na rua lotada de carros estacionados – a maioria novos ou seminovos. O fenômeno, que se repete em outras vilas e aglomerados da capital, e também em bairros de periferia, é um reflexo da mobilidade social do Brasil, animada pelo aumento da renda do trabalhador.

Em 2005, 13% do total de carros existentes no país estavam nas mãos de famílias brasileiras das classes D e E, 62% nas de classe C e 25% nas de classes A e B. Quatro anos depois, em 2009, o percentual automóveis com proprietários de famílias das classes D e E já havia subido para 14,5%. No mesmo período, a fatia da classe C subiu para 63%, enquanto a das classes A e B caiu para 22,5%. Este ano, entre os consumidores que pretendem adquirir um automóvel, 23% são da classe De E, 57% da classe C e 20% das classes A e B. Os dados são do instituto de pesquisa Data Popular. O aumento das vendas de carros e motos para cidadãos com rendimento mensal da família nas faixas até três salários mínimos e de até 10 mínimos vem sendo alimentado pela elevação do poder aquisitivo no país e pela facilidade de obtenção de crédito na praça, como mostram os dados que estão sendo divulgados hoje pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (Ipea). De acordo com o Ipea, a renda média do trabalho no Brasil cresceu 17,1% entre 2004 e 2008. Os rendimentos, no entanto, não apresentaram uma trajetória homogênea para todos os ocupados. De modo geral, os ganhos dos trabalhadores com menores salários apresentaram um crescimento acima da média e os mais qualificados tiveram queda da renda.

Clique aqui para ler.

Artigos Relacionados

Pobre compra mais carro e moto. Bye-bye Serra 2010 | Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Brasil - Política, Economia, Sociedade - Últimas postagens